O governo do estado confirmou, nesta tarde, que a folha referente ao mês de novembro do Poder Executivo será quitada ainda nesta segunda-feira. A previsão inicial do Tesouro do Estado era quitar esta folha em 3 de janeiro. Com isso, a totalidade dos salários de novembro estará nas contas dos servidores até a noite de hoje. Esta foi a 48ª vez, desde julho de 2015, que o Palácio Piratini não consegue pagar 100% dos salários em dia. Durante a campanha eleitoral, o governador Eduardo Leite reiterou a promessa de colocar em dia os salários dos servidores a partir de 2020.
A quitação da folha de novembro antes da virada do ano foi possível pela antecipação de arrecadação do IPVA 2020, cujo último dia de pagamento com desconto máximo ocorre nesta segunda-feira, além do ingresso de recursos da cesta básica.
Como reflexo da arrecadação do Estado, mais de metade dos servidores do Executivo terá seus salários de dezembro quitados até o dia 10 de janeiro. O saldo de dezembro segue com previsão para 14 de janeiro.
Calendário de dezembro
No mês de dezembro, o pagamento do funcionalismo será realizado exclusivamente no sistema de grupos. Quem recebe líquido até R$ 2.700 terá o salário quitado no dia 10 de janeiro, o que representa 57% dos vínculos. Os contracheques de quem recebe até R$ 5.500 líquidos serão depositados no dia 13 de janeiro. A quitação total da folha de dezembro está prevista para o dia 14 de janeiro.
13º salário
O Tesouro também depositou hoje a última parcela do 13º salário de 2018. O benefício de 2019 vai ser mais uma vez parcelado em 12 vezes. Até 15 de janeiro, servidores podem procurar o Banrisul para antecipar o recebimento do 13º via empréstimo. O governo estadual arca com os juros e taxas da operação.