Polícia Civil realiza operação contra milícia privada em Novo Hamburgo e Bento Gonçalves

Grupo ameaçava vítimas buscando o pagamento de dívidas a qualquer custo

Polícia Civil investiga milícia privada em duas cidades gaúchas | Foto: Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta sexta-feira, investiga crimes de milícia privada e extorsão nas cidades de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e Bento Gonçalves, na Serra. Segundo informações dos policiais civis, a ofensiva partiu de fatos ocorridos ainda em outubro, relacionando um grupo de pessoas que estaria cobrando dívidas comerciais

A quadrilha “vendia” um negócio que visava o pagamento de dívidas a qualquer custo. Os suspeitos coagiam as vítimas, envolvendo até familiares e outras pessoas próximas. Ameaças de morte e de agressões físicas eram feitas pelo grupo. A Polícia Civil deverá cumprir hoje cinco mandados de prisão preventiva e de busca e apreensões em imóveis.

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 42, estabelece que “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Em outras palavras, a cobrança extrajudicial (feita justamente pelas empresas dos investigados) deveria ser feita de maneira amigável e discreta, mas não como vinha sendo apurado.