O comércio apresentou um crescimento de 4% nas vendas de Natal em relação ao ano passado, conforme o Sindilojas Porto Alegre. Segundo o presidente da entidade, Paulo Kruse, este foi o melhor número desde 2014.
“Esse número é muito bom. Deixa os comerciantes mais otimistas sabendo que há indícios de que as coisas vão melhorar, que eles podem investir em lojas, qualificação profissional, aumentar empregos”, destaca Kruse.
Segundo o presidente, este ano as pessoas investiram em roupas e sapatos, os chamados ”presentes úteis”. A Black Friday, em novembro, movimentou as vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
“Na Black Friday, a população compra eletrônicos, eles se preparam para fazer esse tipo de compra na data. O consumidor de hoje é muito mais esperto, mais informado. Eles sabem onde procurar na época das promoções. Por isso, os lojistas têm que preparar seu estoque tem isso em vista”, explica o presidente.
Kruse destaca, também, que na época de crise as pessoas começaram a fazer compras com mais critério, não se endividando. Os brinquedos para crianças deram lugar as roupas e calçados. Segundo o presidente, isso mostra que o consumidor está mais consciente e os lojistas sentiram a mudança.
Previsão para 2020
Para Kruse, o ano de 2020 deve ser melhor do que 2019. Segundo ele, o comércio já está fazendo as compras de inverno e deve investir na modernização das lojas e qualificação dos funcionários.
“Esperamos que a economia comece a andar. O dinheiro aplicado deve ir para o mercado e aumentar o consumo. A construção civil está investido mais esperando essa reação. A industria produz e nós vendemos, então estamos otimistas”, finaliza.