Servidores da Prefeitura de Porto Alegre também podem optar pela Caixa Econômica Federal para fazer o empréstimo do 13º salário. O banco vai aplicar uma taxa especial, idêntica à acordada com o Banrisul. Com isso, fica a cargo do servidor escolher com qual banco assinar o financiamento.
Os interessados terão até 10 de janeiro de 2020 para procurar as agências e contratar o crédito, com taxa de 2,15% ao mês. A medida vale para servidores públicos municipais ativos, inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios, que só terão o benefício pago no fim do primeiro trimestre de 2020.
A Caixa informou que o servidor que contratar o benefício só vai ser descontado em 20 de março, data estimada do crédito pela Prefeitura. Para contratar o crédito, o interessado precisa apresentar o documento de identificação com foto, comprovante de endereço e o contracheque do último 13º terceiro salário recebido.
O servidor que pedir o empréstimo via Banrisul paga o valor corrigido, com a Prefeitura arcando com os juros decorrentes da operação. Quem optar por não antecipar o valor recebe o 13º em cota única, acrescido da variação do IPCA mais juros legais, o equivalente a 1% ao mês.