Porto-alegrenses reprovam governos de Bolsonaro, Leite e Marchezan

Enquanto 61% dos porto-alegrenses reprovam governo Bolsonaro, gestões de Leite e Marchezan são rejeitadas por 81 e 77% da população.

Pesquisa mostra que pessoas reprovam gestões de Bolsonaro, Leite e Marchezan em Porto Alegre | Montagem sobre fotos do Correio do Povo
Pesquisa mostra que pessoas reprovam gestões de Bolsonaro, Leite e Marchezan em Porto Alegre | Montagem sobre fotos do Correio do Povo

A população de Porto Alegre avaliou os governos de Jair Bolsonaro, Eduardo Leite e Nelson Marchezan Júnior em pesquisa divulgada pelo Correio do Povo nesta terça-feira. Segundo os números do Instituto Methodus, os eleitores da Capital reprovam o presidente da República, o governador do Estado e o prefeito. Os porto-alegrenses também formaram maioria para avaliar como ruim ou péssima a administração de cada um dos chefes dos executivos.

Avaliação dos governos

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é considerado ótimo ou bom por 24% dos entrevistados. Quem considera a administração regular soma 26,9%. Já a avaliação ruim ou péssima alcança 49,1%. Na medição sobre aprovação e reprovação, Bolsonaro tem 38,8% de apoio e 61,2% de rejeição.

No Rio Grande do Sul, o governo de Eduardo Leite (PSDB) é visto como ótimo ou bom por 5,6% dos porto-alegrenses. A administração tucana é considerada regular por 28,2% dos entrevistados. Por fim, a gestão é avaliada como ruim ou péssima por 66,2% dos moradores da Capital. O levantamento as pessoas ouvidas reprovam o governo Leite, totalizando 81,5%, enquanto 18,5% aprova.

A gestão de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) no Paço Municipal também é vista por ruim ou péssima por 2/3 dos porto-alegrenses. A pesquisa mostra que 66,1% acha o governo do tucano ruim ou péssimo. Quem acha o governo regular alcança 22,4%. Já quem considera a administração de Marchezan boa ou ótima chega a 11,5%. A pesquisa também pontua que 77,7% da população reprova o governo do tucano, enquanto 22,3% aprova.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Methodus entre os dias 16 e 21 de dezembro, ouvindo 800 pessoas, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O Correio do Povo também divulgou uma pesquisa medindo a intenção de voto dos porto-alegrenses para as eleições de 2020.