O Correio do Povo desta terça-feira publicou uma pesquisa sobre as eleições de 2020 em Porto Alegre. O levantamento foi realizado pelo Instituto Methodus entre os dias 16 e 21 de dezembro, ouvindo 800 pessoas, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O jornal também divulgou uma pesquisa medindo a avaliação dos porto-alegrenses sobre os governos de Nelson Marchezan Júnior, Eduardo Leite e Jair Bolsonaro.
A aferição assinalou a liderança de Manuela D’Ávila (PCdoB) em todos os cenários estimulados, quando os nomes são sugeridos aos entrevistados. Nas três listas propostas, a ex-deputada é seguida de pessoas diferentes: Maria do Rosário (PT), Juliana Brizola (PDT) e Sebastião Melo (MDB).
O emedebista, por sua vez, é o nome mais lembrado no levantamento espontâneo, quando o eleitor cita seu favorito sem sugestão da pesquisa. O atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), varia entre terceiro e quarto nas estimuladas e é o segundo colocado na pesquisa espontânea.
Eleições 2020
Pesquisas estimuladas
Pesquisa espontânea
Rejeição
- Nelson Marchezan Júnior (PSDB): 42,9%
- Maria do Rosário (PT): 30,1%
- Manuela d’Ávila (PCdoB): 20,8%
- Ten. Cel. Zucco (PSL): 12,8%
- Cezar Schirmer (MDB): 11,6%
- Gustavo Paim (PP): 9,9%
- Ruy Irigaray (PSL): 9,0%
- Any Ortiz (Cidadania): 8,9%
- Fernanda Melchionna (PSOL): 8,6%
- Juliana Brizola (PDT): 8,4%
- Carlos Gomes (Republicanos): 8,4%
- Sebastião Melo (MDB): 8,1%
- Fábio Ostermann (Novo): 6,4%