O varejo e os supermercados do Rio Grande do Sul trabalham com otimismo o final do ano de 2019. As vendas de Natal devem incrementar o caixa dos comerciantes no Estado. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, a alta deve ficar entre 3 e 4%, representando o ingresso de R$ 4,5 bilhões no comércio. Já de acordo com a Associação Gaúcha dos Supermercados, as compras devem subir 9,5% em comparação ao Natal passado, rendendo R$ 2,8 bilhões nos últimos dias do ano.
Em entrevista à Rádio Guaíba, o vice-presidente da CDL POA destaca que o Natal é a principal data do varejo, acima do Dia das Mães e da Black Friday, que vêm na sequência. Irio Piva, que é empresário na área de material de construção, explica que o atendimento nas lojas é a principal demanda do consumidor. “As pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais desde que elas cheguem em num lugar e sejam, efetivamente, bem recebidas e bem atendidas”, considerou.
Nos mercados, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) avaliou o calendário como bastante favorável ao setor. Antônio Cesa Longo pontua que a manhã deste dia 24 de dezembro vai atrair boa parte do público. “As pessoas sempre começam a preparar a ceia, amanhã será a data dos últimos e pequenos presentes”, sustentou. “O supermercado é o último centro de compras a ser visitado”, apontou Longo.
Preferência pelo pagamento à vista
Nas lojas, a maioria dos consumidores está preferindo pagar a conta à vista, em dinheiro ou no débito. O vice-presidente da CDL avalia a postura como uma evidência de maior consciência do cliente. “Os últimos anos ensinaram muita coisa para muita gente, para quase todo mundo, 41% dos consumidores vão pagar em dinheiro”, relatou Piva.
Nos supermercados, mesmo com a queda dos juros, a preferência segue sendo pelas compras à vista. O presidente da AGAS afirma que o consumidor não está disposto a contrair dívidas. “A expectativa sempre é comprar conforme seu orçamento e o mercado está muito abastecido, tem muita promoção, muita oferta”, relembrou Longo.
Nas gôndolas, o preço da carne bovina deu uma recuada após a alta das últimas semanas. Mas o preço do suíno aumentou com a proximidade do Ano Novo. Já nas lojas, o destaque vai para as roupas e os brinquedos, que lideram as vendas de Natal.