Largo dos Açorianos passa a ser oficialmente adotado pela OAB, em Porto Alegre

Termo vale pelos próximos 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Prefeitura segue responsável pelo Monumento e pela limpeza de pichações

Foto: Laura Gross/Rádio Guaíba

Pelos próximos 12 meses, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados cuidarão do Largo dos Açorianos, entregue revitalizado em 22 de agosto, no Centro de Porto Alegre. A Prefeitura e os adotantes ainda podem renovar o termo, pelo mesmo período.

Recentemente, a Uber renovou a adoção da Orla Moacyr Scliar. Outros dois parques e mais 77 praças da cidade seguem com os contratos em vigor, o que gera economia de cerca de R$ 2,2 milhões por ano aos cofres do município.

“A OAB está realizando um sonho de poder manter o largo, que está sendo ocupado pela cidadania. Para nós é uma grande honra poder contribuir”, disse o presidente da OAB, Ricardo Breier.

O Largo dos Açorianos é o berço de Porto Alegre, onde a cidade começou, lembra o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. “Portanto, a OAB assume um compromisso não com uma praça, mas com o símbolo e com a história da nossa cidade. Queremos que a sociedade usufrua dos espaços públicos e ajude a cuidar de Porto Alegre.”

Um edital para adoção do espaço ficou aberto até 30 de outubro, quando a OAB formalizou a intenção de cuidar da área.

Os principais serviços a serem realizados pelo adotante incluem corte de grama, manutenção dos canteiros, limpeza dos espelhos d’água, varrição e recolhimento de lixo, manutenção preventiva das bombas hidráulicas e instalação de sinalização de educação ambiental e informativa.

Em contrapartida ao investimento, a OAB pode instalar elementos identificadores da parceria e utilizar o local para realização de eventos e atividades de cunho institucional.

Já a área do Monumento aos Açorianos e a limpeza de eventuais pichações não fazem parte do termo de adoção.