O Grêmio anunciou nesta quinta-feira a renovação de contrato com o técnico Renato Portaluppi. O novo vínculo foi selado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro e terá validade até o final de 2020. Tricampeão da América, Renato entrará no quinto ano no comando do Grêmio.
Desde seu retorno, em setembro de 2016, o técnico liderou o vestiário na reconquista da América, no pentacampeonato da Copa do Brasil, bicampeonato da Recopa Sul-Americana, Gauchão de 2018 e 2019 e Recopa Gaúcha deste ano. Com Renato, também permanece na comissão o auxiliar Alexandre Mendes.
Neste período, o treinador comandou a equipe em 232 partidas, com 123 vitórias, 60 empates e 49 derrotas, em sete competições, segundo números do site O Gol. Nestes confrontos, o Grêmio marcou 361 gols e sofreu 168.
Com o novo contrato, o maior ídolo da história do Grêmio, Renato Portaluppi pode se tornar o profissional que mais dirigiu a equipe desde a fundação. Segundo informação divulgada pelo Tricolor, atualmente, ele está empatado na terceira colocação com Telêmaco Frazão de Lima e, com o extenso calendário, pode ultrapassar Felipão, o que mais comandou, e Oswaldo Rolla, o segundo com mais participações.