O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira, que vai vetar boa parte das mudanças feitas pelo Congresso no projeto apresentado pelo chefe do Executivo e que altera o Código Brasileiro de Trânsito.
O projeto apresentado por Bolsonaro em junho prevê, entre outras medidas, dobrar o número de pontos para a suspensão da carteira de motorista de 20 para 40 e duplicar a validade do documento, passando para dez anos.
O relator, o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), propôs alterações nesses pontos e se opõe à retirada da punição pelo descumprimento do uso da cadeirinha para crianças, outra das propostas do governo.
“Lamento o relator ter se posicionado dessa maneira. Ele acolheu 101 emendas. Ele fez um novo código nacional de trânsito”, disse Bolsonaro. Questionado sobre possíveis vetos, afirmou: “Lógico que vou vetar, mas a última palavra é do Parlamento. Com 257 pessoas votando ‘não’ derruba o veto.”
A declaração foi feita em entrevista coletiva após reunião do presidente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Brasília.