O secretário-extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, afirmou, hoje, em entrevista para o Guaíba News, da Rádio Guaíba, que a retirada gradual dos cobradores de ônibus de Porto Alegre deve permitir uma redução imediata de cinco centavos na tarifa e que, no momento e que nenhum mais estiver mais atuando, a passagem pode ficar até R$ 1 mais barata.
O secretário lembrou que o projeto nesse sentido tramita na Câmara de Vereadores desde 2017, tempo suficiente, segundo ele, para ser discutido e votado. Tortoriello salientou que nenhum trabalhador vai ser demitido caso a proposta seja aprovada, e lembra que o desligamento em massa dos trabalhadores não é a intenção da Prefeitura.
Conforme Tortoriello, o objetivo é rever, de forma escalonada, a atuação de cobradores, primeiro nas linhas cuja viagem tenha se iniciado entre 22h e 4h, além dos domingos, feriados e dias de passe livre. Por conta disso, o secretário salienta que o projeto tira apenas a obrigatoriedade de se ter um cobrador para cada motorista.
“É importante frisar: o projeto de lei não retira um emprego de cobrador. E que, se formos reduzir de forma gradual, como queremos, podemos ter cinco centavos a menos no valor final da passagem (já em 2020)“.
Segundo dados apresentados pelo secretário, em Porto Alegre 20% das passagens ainda são pagas em dinheiro. Os demais passageiros fazem uso do cartão TRI ou de cartão de isenção. Para que o serviço sem cobradores não atrapalhe a atividade do motorista, o secretário enfatizou que já há um sistema de tecnologia preparado para que o pagamento da passagem se torne mais ágil e eficaz.