Ufrgs é avaliada como a melhor universidade federal do Brasil pelo oitavo ano consecutivo

Pesquisa do Inep também aponta a instituição como a segunda melhor do País

Foto: Flávio Dutra / Divulgação

Pelo oitavo ano consecutivo, a Ufrgs voltou a ser considerada a melhor universidade federal do Brasil na avaliação da qualidade da educação superior, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e divulgada nesta quinta-feira. A instituição alcançou a maior pontuação entre todas as universidades federais do País, com Índice Geral de Cursos (IGP) de 4,29, em uma escala que vai de 1 a 5. Na listagem geral, ocupa a segunda posição, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cujo quociente é de 4,39.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado da avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) do Brasil. Trata-se de uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve os conceitos da Capes para os cursos de pós-graduação stricto sensu e as notas contínuas do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) da graduação, que combina o desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, o corpo docente e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Desde 2012 a Ufrgs é a universidade federal com o maior IGC-Contínuo na avaliação do MEC, tendo sido, também, a melhor entre todas as universidades nos anos de 2012, 2013 e 2014 (nos dados correspondentes às avaliações 2011, 2012 e 2013).