Prefeitura de Porto Alegre aprova protótipo de relógios de rua

Ao todo, 168 relógios de rua vão ser instalados pelos próximos dois anos em Porto Alegre.

Empresa Brasil Outdoor vai instalar relógios de rua em Porto Alegre | Foto: Luciano Lanes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre aprovou o protótipo de relógio de rua, instalado em frente ao Paço Municipal. A empresa responsável pelos equipamentos, a Brasil Outdoor, vai instalar estruturas a partir de 2020. O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta quinta-feira (12).

O relógio instalado no final de novembro e que passou por dez dias de teste. O equipamento será retirado da frente da Prefeitura até o dia 20 de dezembro. A estrutura será utilizada para treinamento das equipes técnicas que irão atuar na instalação e operação dos relógios.

De acordo com a Prefeitura, a concessão do serviço é prevista para 20 anos, e a empresa terá até 24 meses para instalar os 168 relógios a partir da ordem de início. Além de informarem hora e temperatura, os relógios serão equipados com câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão. Também contarão com wi-fi gratuito.

O secretário municipal de parcerias estratégicas, Thiago Ribeiro, reforçou que os equipamentos serão instalados em diferentes pontos da cidade. “Obviamente que a região do Centro terá mais unidades, mas os bairros mais afastados também foram contemplados”, ressaltou. Ribeiro ainda reforçou que haverá um canal para comunicar avarias nos relógios e, caso não haja reparo, a vencedora do edital poderá ser punida contratualmente.

O retorno financeiro da empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos se dará pela venda de espaço publicitário na parte imediatamente acima do letreiro luminoso dos relógios.