Estreia voo entre Porto Alegre e Ilha do Sal, no Cabo Verde

Passageiros foram recebidos com um coquetel para a primeir a viagem entre a capital gaúcha e o arquipélago africano

Chrisney Brito, natural do arquipélago de Cabo Verde, que mora em Florianópolis há cinco anos, aproveitou a facilidade do voo direto a partir de Porto Alegre | Foto: Ricardo Giusti/CP

A companhia Cabo Verde Airlines recebeu com pompa, nesta quinta-feira, no Porto Alegre Airport, os primeiros 115 passageiros com destino a Ilha do Sal, no Cabo Verde, e conexões. Quem se dirigia ao balcão de check-in, no fim da tarde desta quinta-feira, era recepcionado com espumante e canapés. O voo, identificado pelo código VR670, tinha previsão de partir às 20h55min e de chegar sete horas e meia depois, no Aeroporto Internacional Amílcar Cabra. Além da companhia, a empresa alemã Fraport, que administra o aeroporto da capital gaúcha, comemorou o início das operações.

A estreia do voo internacional contou com a presença do vice-diretor executivo, encarregado de assuntos corporativos da companhia, Mário Chaves, que se mostrou bastante animado com o serviço. “É uma porta de entrada na América do Sul, que beneficia também o mercado uruguaio, argentino e paraguaio”, sublinha.

A estudante de odontologia cabo-verdiana Chrisney Brito, de 27 anos, que mora desde 2014 em Florianópolis (SC), foi uma das primeiras a fazer o check-in hoje. “Antes eu tinha que ir via Fortaleza ou Recife. Então isso facilita muito”, avaliou. No Brasil, a empresa atua ainda em Salvador (BA).

Serão duas frequências semanais, com saídas às quartas e sextas-feiras, do Sal, e às quintas e sábados, da capital gaúcha. É uma opção a mais aos gaúchos, que com conexão na ilha, poderão prosseguir para destinos na Europa, como Lisboa, Paris, Milão e Roma, e também Dakar, no Senegal e Lagos, na Nigéria.

“Optamos por viajar com a Cabo Verde por causa do preço mais acessível”, conta a coordenadora de planejamento Andriely Lucio, de 33 anos, de Porto Alegre, que seguia, pela primeira vez, com a filha e o marido para Paris, na França. A companhia utiliza na rota a aeronave Boeing 757-200, com capacidade para até 182 passageiros.

Além das conexões possíveis na Ilha do Sal, a companhia oferece ainda a possibilidade de “stopover”, uma conexão estendida, que permite estada de até 7 dias em Cabo Verde e depois, seguir viagem ao destino final. As operações entre Cabo Verde e Porto Alegre se iniciaram na quarta-feira, com o primeiro voo partindo às 21h50min da Ilha do Sal, e aterrissando no Porto Alegre Airport às 4h desta quinta.