Projeto dos cobradores deve ser analisado apenas na segunda-feira

Câmara de Vereadores de Porto Alegre pode votar hoje atraso do 13º salário e nova política para eleição de diretores de escolas.

Projeto que trata da atividade de cobradores pode ser votado na segunda (16) | Foto: Ederson Nunes/Câmara de Vereadores/CP
Foto: Ederson Nunes/Câmara de Vereadores

O projeto que reduz gradativamente o número de cobradores de ônibus em Porto Alegre não deve ser votado pela Câmara Municipal nesta quarta-feira. O texto do Executivo está na pauta de votações do dia. No entanto, informações de bastidores dão conta de que PL só deve ser analisado pelos vereadores na próxima segunda (16).

Outros textos estão na ordem do dia da sessão plenária da Câmara. Um deles é o projeto que autoriza a Prefeitura da Capital a pagar 13º salário de 2019 dos servidores públicos no primeiro trimestre de 2020. Sem conseguir arcar com o depósito de duas folhas em dezembro, o Executivo estima pagar o benefício natalino, em cota única, no ano que vem. Esta será a terceira vez que o governo Marchezan não conseguirá honrar o compromisso. A folha salarial gira em torno de R$ 140 milhões.

Mais projetos em pauta

A nova política de eleição de diretores de escolas municipais também está na pauta. A partir da nova lei, muda o valor dos votos dos eleitores no pleito. Pais terão 50% de peso na eleição; professores e funcionários, 30%; e os demais 20% serão destinados aos alunos com dez anos ou mais.

Os vereadores de Porto Alegre também vão decidir se autorizam a contratação de uma operação de crédito, por parte da Prefeitura, com Caixa Econômica Federal. O montante de até R$ 10 milhões será destinado para o Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, do Ministério de Desenvolvimento Regional. A lista completa de projetos pode ser lida no site da Câmara Municipal.