Servidores públicos realizam caminhada contra pacote de Leite

Protesto de servidores iniciou na Praça da Matriz, passou pela Secretaria da Fazenda e deve terminar na Esquina Democrática, em Porto Alegre.

Milhares de servidores protestam contra o pacote de Eduardo Leite em frente à Secretaria da Fazenda | Foto: Alina Souza/Correio do Povo
Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Milhares pessoas iniciaram, no final da manhã desta terça-feira, uma caminhada para protestar contra o pacote de reforma do governo de Eduardo Leite. O grupo reúne servidores públicos vinculados ao CPERS e a outros 30 sindicatos. Os organizadores esperavam a participação de, pelo menos, 20 mil manifestantes. Com direito a carro de som e palavras de ordem, os servidores exigem a retirada dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa.

Algumas mensagens eram direcionadas ao governador, como gritos de “Eduardo, mãos de tesoura, cadê o salário da minha professora”. Outras eram destinadas a deputados estaduais, como os gritos de “retira, retira”, em referência os projetos na pauta da Assembleia. Em frente à Secretaria da Fazenda, servidores provocaram os responsáveis pelo controle das finanças do Estado.

Dia de mobilização

Durante a manhã, os manifestantes se mobilizaram na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini e à sede do legislativo. A presidente do CPERS, Helenir Schürer, seria recebida pelo presidente da Assembleia, deputado Luís Augusto Lara. No entanto, um desencontro de agendas motivou a troca de horário da reunião.

Depois da concentração na Praça da Matriz, a caminhada seguiu pelas ruas Caldas Júnior e Siqueira Campos, no Centro de Porto Alegre. Em dado momento, quando os servidores chegaram em frente ao prédio da Secretaria da Fazenda, os líderes afirmaram que ninguém irá invadir o prédio. Agentes do Batalhão de Choque da Brigada Militar cercavam o edifício.

No início da tarde, a mobilização deve se dirigir à Equina Democrática, entre a rua dos Andradas e a avenida Borges de Medeiros. Servidores da Polícia Civil, que realizam assembleia na avenida Ipiranga, devem se unir aos colegas durante o dia.

com informações do Correio do Povo