Vice-presidente nacional do PSL garante permanência do partido na base do governo Leite

Na semana passada, presidente estadual da sigla anunciou desembarque sem consultar aliados no RS

Rueda e Leite. Foto: Divulgação/Palácio Piratini

O Partido Social Liberal (PSL) confirmou, nesta quinta-feira, a permanência na base aliada do governo estadual e o apoio total ao pacote de reformas, encaminhado à Assembleia Legislativa. O governador Eduardo Leite recebeu a confirmação pessoalmente, no fim da manhã de hoje, do vice-presidente nacional do PSL, Antonio de Rueda. O encontro ocorreu no Palácio Piratini. Com três deputados na Assembleia e um secretário no primeiro escalão, o ex-partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, vem dando suporte a votações do governo Leite no Parlamento.

Na ocasião, Leite e de Rueda discutiram o cenário político nacional e, também, questões relevantes ao Rio Grande do Sul. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, do deputado federal Nereu Crispim e do deputado estadual Capitão Macedo, Rueda garantiu que o partido vai seguir apoiando iniciativas do governo, e manifestou disposição de vir ao Rio Grande do Sul pelo menos uma vez por mês para manter a proximidade com o governador.

Na sexta-feira passada, quando Nereu Crispim anunciou o desembarque do governo, sem consultar o aliados, integrantes do PSL no gaúcho foram pegos de surpresa. Logo em seguida, a bancada do partido tornou público o apoio ao governo Leite. Assim como em âmbito federal, o PSL também se mostra rachado no Rio Grande do Sul, fazendo com que manifestações públicas venham a ser questionada internamente depois de já terem ocorrido. Ontem, por exemplo, o líder do PSL na Assembleia, Luciano Zucco, declarou da tribuna voto contrário ao pacote do governador, no formato atual, embora siga alinhado à agenda do governo.