Conab lança edição histórica sobre participação dos produtores na receita bruta da agropecuária

Foto: Divulgação/Mapa

Os resultados da receita bruta dos produtores rurais brasileiros para 40 cultivos agropecuários do país na safra 2015-2016 foram publicados nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A edição compõe o acervo histórico que vem sendo montado pela estatal para traçar o panorama do comércio de produtos agrícolas e pecuários e formar um mapa anual dos valores de cada safra. A ideia é garantir o conhecimento futuro da participação dos produtores na receita bruta da agropecuária brasileira.

A publicação apresenta os números mensais e anuais estratificados por unidade da federação, para estimar o total de liquidação da safra e determinar a importância de cada estado no valor total da receita e a sua participação na produção nacional. Nesta edição, os resultados mostram que, quanto à natureza da atividade, 61,69% são provenientes da agricultura e 38,31% da pecuária. Entre os produtos agrícolas, o grupo “oleaginosas” é o que apresenta o maior faturamento, sobretudo em virtude do valor apurado para a soja. Na pecuária, o destaque é para a carne bovina, medida de acordo com o abate mensal e o comércio da carcaça.

O cálculo da receita bruta no estudo é resultante da multiplicação dos preços de venda pela quantidade produzida. O indicador é crucial para entender a dinâmica da agropecuária nacional. Além de permitir a análise do faturamento do setor e estimar a geração de renda no meio rural, possibilita conhecer a situação econômica conjuntural dos produtos e áreas a eles relacionadas, bem como acompanhar o comportamento dos preços e da produção e traçar estratégias de acordo com a direção das mudanças.