Ato unificado contra pacote de medidas do governo reúne manifestantes em Pelotas

Segundo organização do evento, em torno de 30 mil pessoas participaram do protesto

Foto: Angélica Silveira / Especial CP

Servidores de diversas partes do Rio Grande do Sul se reuniram em Pelotas para protestar, na tarde desta terça-feira, contra o pacote de medidas enviadas pelo governador Eduardo Leite para a Assembleia Legislativa.

O grupo se concentrou no Largo Edmar Fetter, em frente ao Mercado Público, com bandeiras, faixas, camisetas, instrumentos musicais, carros de som e as sinetas típicas de manifestações do Magistério. O ato contou com falas políticas de representantes de sindicatos – como a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer – que reafirmaram o posicionamento dos professores estaduais, em greve desde o mês passado.

Conforme os organizadores, em torno de 30 mil pessoas participaram do ato. Servidores e professores da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) paralisaram as atividades em apoio aos professores da rede estadual. Após os discursos, os manifestantes caminharam até a Escola Estadual Ondina Cunha. O ato deve se encerrar em frente à 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5CRE).

A manifestação em Pelotas é o primeiro ato unificado no interior gaúcho. A agenda de greve dos professores prevê ainda um ato de doação de sangue em todos os hemocentros do Estado, nesta quarta-feira. Em Pelotas, a iniciativa ocorre a partir das 9h30min no Hemopel.