Voltaire de Lima Moraes é eleito presidente do TJ gaúcho para biênio 2020/2022

Desembargador abriu vantagem de 20 votos em relação à segunda chapa concorrente

Foto: Alina Souza / CP

O desembargador Voltaire de Lima Moraes venceu, nesta segunda-feira, o pleito que elegeu a nova direção do Tribunal de Justiça para o biênio 2020/2022. Voltaire recebeu 76 votos contra 56 da desembargadora Denise Oliveira Cezar. Além disso, a eleição computou um voto em branco e cinco ausências, de um total de 138 desembargadores ativos, aptos a votar. A posse ocorre em 3 de fevereiro de 2020. Ele vai suceder Carlos Eduardo Zietlow Duro na presidência do Poder Judiciário gaúcho.

Voltaire de Lima Moraes entrou na disputa pela presidência do TJ após uma trajetória de 22 anos no órgão, onde chegou a ser 2º vice-presidente, em 2010, e Corregedor-Geral da Justiça, em 2012. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1977, atuou como advogado, membro do Ministério Público e procurador-geral de Justiça, por duas vezes. Chegou ao TJ em 1997, em vaga de representante da classe do MP, sendo promovido a desembargador em 1998.

Voltaire já havia externado a capacitação dos servidores e o estabelecimento de convênios  para o aperfeiçoamento de magistrados como prioridades de gestão. “Eu recebo este resultado com uma responsabilidade muito grande porque a votação expressa o pensamento da maioria. Nós não podemos, em hipótese alguma, decepcionar aqueles que apostaram na nossa candidatura. Vamos procurar fazer uma administração de muito diálogo com a sociedade, com os Poderes e com as instituições. Vamos valorizar, sobretudo, o primeiro grau de jurisdição”, destacou.

Com a proclamação do resultado da eleição a presidente, os demais integrantes da chapa do desembargador foram eleitos por aclamação.

Presidente: Desembargador Voltaire de Lima Moraes
1ª Vice-Presidente: Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro
2º Vice-Presidente: Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório
3º Vice-Presidente: Desembargador Ney Wiedemann Neto
Corregedora-Geral da Justiça: Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak