Mutirão do Procon renegocia dívidas em Porto Alegre

Para participar, consumidor deve levar documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já realizados e contratos firmados junto às organizações

Foto: Divulgação/ProconPOA

O Procon Porto Alegre promove, entre amanhã e quarta-feira, a 6ª edição do Mutirão de Renegociação de Dívidas, na sede do órgão. O evento ocorre, das 10h às 16h, na rua dos Andradas, 686.

Devem participar do mutirão representantes do Santander, Banco do Brasil, Itaú, Banrisul, Caixa e Angibank, além das operadoras Claro, Vivo, Oi e Tim. Para participar, o consumidor deve levar documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já realizados e contratos firmados junto às organizações.

Para a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, o objetivo do mutirão é viabilizar a renegociação ou até mesmo a quitação de dívidas. Também podem participar consumidores que tenham dívidas com empresas cadastradas no portal consumidor.gov.br – ainda que não estejam presentes fisicamente. Nesse caso, é importante que o consumidor leve os documentos necessários e que tenha uma conta de e-mail válida.

Para renegociar a dívida pelo portal, o consumidor precisa, além da conta de e-mail, ter documentos relacionados ao débito. É preciso, ainda, saber qual valor pode desembolsar mensalmente para facilitar a negociação. Inicialmente, o consumidor deve realizar o cadastro no portal, recebendo um login e uma senha. Depois, deve registrar a instituição financeira previamente cadastrada, informando, no campo “problema”, a opção “dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida”. Por fim, no campo “descrição da reclamação”, o consumidor deve relatar o caso e colocar o pedido ao banco.