Dia D contra o sarampo: campanha de vacinação para jovens se encerra hoje

No Rio Grande do Sul, foram 44 casos positivos para a doença até o dia 27 de novembro

O sábado marca o Dia D de vacinação contra o sarampo na campanha nacional destinada a jovens com idades entre 20 e 29 anos. Em surto ativo e com mais de 12 mil casos confirmados, o Brasil busca imunizar 9 milhões de pessoas dessa faixa etária. Dos quinze óbitos registrados até agora, 14 foram em São Paulo.

No Rio Grande do Sul, foram 44 casos positivos até o dia 27 de novembro. Desses, 90% aglutinados na região Metropolitana: 15 em Cachoeirinha, 13 em Porto Alegre, 8 em Gravataí, 2 em Canoas e 2 em Alvorada. Os outros 4 surgiram em Dois Irmãos e Tramandaí, com um caso cada, e Ijuí, com dois. Outros 17 casos permanecem em análise.

O ‘Dia D’ é hoje!

Em Porto Alegre, o Dia D soma 45 postos de saúde abertos (veja a lista aqui) das 8h às 17h, e uma unidade móvel na Redenção, das 9h às 16h. Para imunização total, o Ministério da Saúde orienta a aplicação de duas doses da vacina contra o sarampo na faixa etária dos 20 aos 29 anos. Em caso de dúvida, o melhor é levar a carteira de vacinação até uma unidade de saúde e consultar o setor de imunização do local.

Como muitos dos pacientes gaúchos não possuem registro de viagens para regiões com casos confirmados da doença tampouco contato com outros doentes, o Estado admite que é “muito possível” que os registros sejam autóctones – ou seja, contraídos aqui. A última vez que o Rio Grande do Sul teve esse tipo de contágio por sarampo foi em 1999.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo Morbili Vírus. A transmissão ocorre da mesmo forma que a gripe, pelas vias respiratórias, através de tosse, espirro e secreções da pessoa infectada. O primeiro sintoma é febre alta, seguida de placas vermelhas na pele, mal-estar generalizado e até conjuntivite.