Servidores da Agricultura em greve distribuem 500 quilos de banana

Foto: Bruna Karpinski

Mais de 250 servidores da Secretaria da Agricultura, juntamente com outras categorias que também estão em greve, distribuíram nesta quinta-feira pela manhã 500 quilos de banana às pessoas que passavam em frente à sede da pasta, na avenida Getúlio Vargas, bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Por meio deste ato simbólico, a ideia foi conversar com a população sobre o atraso e parcelamento dos salários e também sobre o sucateamento dos serviços públicos. Muitos manifestaram apoio, buzinando e acenando ao passar.

No início da manhã, antes mesmo da ação iniciar, os servidores foram recebidos pelo choque do 1° Batalhão da Brigada Militar que estava bloqueando a entrada nos portões de acesso à secretaria. “Sempre fizemos atos democráticos e nunca utilizamos de violência. No entanto, fomos recebidos na nossa casa, a Secretaria da Agricultura, que é construída por nós, servidores, pelo batalhão de choque. Não vamos recuar”, afirmou o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), Antônio Augusto Medeiros.

Além dos fiscais estaduais agropecuários, também participaram da ação representantes de diversas categorias ligadas à Secretaria da Agricultura, entre elas os técnicos agrícolas, os analistas agropecuários e florestais, os servidores da área administrativa e os da antiga Caixa Estadual. Ainda estavam presentes servidores de outras áreas, como Saúde, Cultura e Planejamento, entre outras.