As lojas de Porto Alegre terão horário diferenciado durante a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 29. A data serve para que empresas e prestadores de serviços promovam suas mercadorias. A Black Friday já faz parte do calendário brasileiro e foi inspirada nos Estados Unidos.
Conforme o Sindilojas, alguns estabelecimentos vão abrir até a meia noite, como os shoppings. Outros, como as lojas Americanas, ficarão abertos durante 24 horas.
O presidente da entidade, Paulo Kruse, está otimista com a data. “A expectativa é muito boa. A data está crescendo ano a ano, por isso esperamos um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Esses números devem crescer anualmente, a data ainda não é segmentada aqui, isso deve ocorrer em 3 ou 4 anos. A partir disso, a Black Fridau terá um crescimento igual a outras datas do comércio”.
Kruse ainda destaca que o comércio aposta muito na Black Friday e investe em produtos, além de negociar com os fornecedores para levar os melhores preços para o consumidor. O saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FTGS) e a primeira parcela do 13º salário contribuem para as perspectivas.
“Esse cenário já ajudou nas vendas. Temos empresas que pagaram a primeira parcela do 13º no dia 20 de novembro. Isso já alavancou as vendas em relação aos dias normais. A nossa expectativa pro Natal também é muito boa. Projetamos um crescimento de 6% nas compras em relação ao ano passado. Aliás, as compras de Natal já estão sendo feitas”, comenta.
Procon
O Procon RS orienta o consumidor a pesquisar os preços dos produtos antes de comprar. Para compras online, o órgão pede que a população fique atenta a ofertas recebidas por email ou rede sociais. A recomendação é sempre consultar o site oficial da loja. No seu site oficial, o Procon fez uma lista de recomendações para a data.
Já o Procon Porto Alegre realiza, desde outubro, um levantamento de valores de eletrodomésticos e eletrônicos portáteis em lojas da Capital. A tabela foi disponibilizada no site da Prefeitura. O órgão também recomenda que o consumidor faça uma lista do que realmente precisa comprar, para evitar o impulso.
Shoppings
O Iguatemi conta com promoções de até 70% desde o dia 25. Os descontos são válidos até 1/12.Amanhã, o estacionamento será gratuito e o shopping funcionará em horário estendido das 9h até a meia-noite. A lista de lojas participantes da Black Friday está no site do local.
O Praia de Belas também iniciou as ofertas no dia 25. Até 1/12, clientes poderão encontrar itens de moda, acessórios, beleza, eletrônicos, infantis, entre muitos outros, com descontos de até 80%.
A rede Bourbon Shopping está com a semana de promoções que se estende até sábado, dia 30. As lojas e praças de alimentação ficam abertas das 9h até as 23h.
O Shopping Total abre às 8h e fecha à meia-noite na sexta. No sábado, o horário de funcionamento é das 9h às 23h. Já no domingo, das 9h às 21h. O local está divulgando promoções na sua página no Facebook.
O Barra Shopping Sul irá abrir, amanhã, das 10h às 23h. As chamadas ofertas do lápis vermelho estão disponíveis no site do shopping.
O Shopping Lindóia preparou dois dias de ofertas: sexta e sábado. As lojas Americanas estarão abertas 24 horas. O horário de abertura das lojas é opcional. O estacionamento será gratuito até as 10h.
O Moinhos Shopping também está em uma semana de promoções que se estende até sábado. O local estará aberto das 10h até as 22h.
O Shopping João Pessoa tem promoções na sexta e no sábado. As lojas Americanas vão abrir das 6h à meia-noite. O funcionamento dos demais estabelecimentos pode variar.