A segunda etapa da avaliação diagnóstica de aprendizagem dos alunos das redes públicas municipal e comunitária de ensino, em Porto Alegre, ocorre nesta quinta-feira, em 49 escolas de Ensino Fundamental.
A Prova Porto Alegre, com questões de Matemática e Língua Portuguesa, vai ser aplicada a cerca de 6 mil alunos do 5º e 9º anos, em um total de 249 turmas, nos períodos da manhã e tarde. O objetivo é analisar o impacto das estratégias desenvolvidas após os resultados da primeira prova, realizada em maio.
O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é conhecer o estágio de desempenho escolar dos estudantes. Participaram da primeira etapa 4.993 alunos de 48 escolas municipais e das escolas comunitárias de Educação Básica Pequena Casa da Criança e Madre Raffo, sendo 3.169 deles do 5º ano e 1.824 do 9º ano.
Depois, cada escola recebeu um relatório detalhado da avaliação, com 70 páginas, contendo dados gerais e também individualizados sobre o desempenho de cada aluno, a fim de trabalhar as competências em que há mais dificuldade.
“Na primeira etapa, pudemos perceber os efeitos da infrequência e verificar que o rendimento sofre uma queda dos anos iniciais para os anos finais, sobretudo em Matemática”, destacou o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.
No total, 6.248 alunos podem participar da segunda etapa da avaliação, sendo 394 com necessidades especiais, que farão novamente uma prova adaptada. Para a elaboração das provas, foram compostas bancas de professores.
O enfoque segue sendo a competência leitora e a resolução de problemas, a partir da compreensão de cada questão. Os alunos do 5º ano responderão a 15 questões objetivas de cada disciplina e os do 9º ano, a 20 questões.
A aplicação é realizada pela empresa Fundatec, vencedora da licitação.