A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) confirmou que o trânsito muda, a partir das 22h desta terça-feira, em razão do julgamento da apelação criminal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao sítio de Atibaia, marcado para quarta-feira na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
O esquema de segurança, que envolve órgãos federais, estaduais e municipais, permanece ao longo de toda a quarta-feira. Bloqueios e desvios de trânsito que se estenderão até o fim do julgamento.
O bloqueio total da avenida Mauá, a partir da Bento Martins, vale a partir das 22h desta terça. O perímetro isolado abrange as avenidas João Goulart e Edvaldo Pereira Paiva até a av. Ipiranga, exceto para ônibus e lotações. O desvio deve ser feito pela Bento Martins, Demétrio Ribeiro e Borges de Medeiros.
A avenida Augusto de Carvalho também vai ser bloqueada entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Loureiro da Silva, que, da mesma forma, vai ser interrompida nos dois sentidos, entre a rótula João Belchior Marques Goulart (rótula do Gasômetro) e a av. Augusto de Carvalho, com desvios no sentido Centro pela Washington Luiz e rua General Salustiano.
O acesso de pessoas credenciadas pelo TRF4 deve ser feito pela av. Augusto de Carvalho, na esquina com Loureiro da Silva. Vai haver, ainda, controle de fluxo na Aureliano de Figueiredo Pinto, nos cruzamentos com as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, para garantir o acesso local até o Foro Central, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira, a partir das 6h, entra em vigor o início do bloqueio em toda a extensão da Edvaldo Pereira Paiva, sentido bairro-Centro, a partir do Viaduto Abdias do Nascimento, com o desvio pela avenida Padre Cacique. O acesso pela rua Nestor Ludwig (rua A) também vai ser restrito.
Os ônibus das linhas T1 e T1 Direto não terão acesso à Aureliano de Figueiredo Pinto e seguirão pela Praia de Belas e Borges de Medeiros para retornar, após as alças de acesso, via Borges, em direção à Ipiranga, seguindo o itinerário normal.
Em caso de necessidade, pode haver desvio nas demais linhas urbanas do transporte público.
Outros bloqueios e desvios de trânsito podem acontecer a partir da necessidade da operação.