Instituto Oswaldo Aranha, de Alegrete, é a terceira escola cívico-militar do RS

Nos próximos dias, Prefeitura de Uruguaiana divulga o nome da quarta contemplada, essa na rede municipal

Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha. Foto: Reprodução/Facebook

O Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, de Alegrete, é a terceira escola da rede pública estadual confirmada para receber o modelo de ensino cívico-militar, a partir de 2020. Ontem, o Ministério da Educação confirmou que mais duas cidades gaúchas, além de Caxias do Sul e Alvorada, foram habilitadas para o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC). Nos próximos dias, a Prefeitura de Uruguaiana divulga o nome da quarta escola contemplada pelo governo federal no Rio Grande do Sul, essa da rede municipal.

Com mil estudantes e cerca de cem funcionários e professores, a Oswaldo Aranha passou por consulta popular realizada junto à comunidade escolar para adesão ao modelo. Em outubro, as escolas estaduais de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias, e a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Drummond de Andrade, de Alvorada, foram as instituições do Rio Grande do Sul anunciadas para dar início ao programa.

Para o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, a expectativa é de impacto positivo. “Acreditamos em uma grande melhoria em questões como segurança, relacionamento e disciplina. Queremos que as escolas cívico-militares proponham uma renovação no ambiente escolar e seu entorno, com pais, alunos e equipes se sentindo mais seguros e valorizados”, destacou.

Como critérios, o governo federal exige que as instituições escolhidas pelos estados tenham de 500 a mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio, com previsão de investimento de cerca de R$ 1 milhão por escola.