Estado e Prefeitura de Porto Alegre vão gerenciar internações hospitalares em tempo real

Meta é que o sistema chegue a 163 hospitais gaúchos até o fim de 2023

Secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Foto: Lucas Rivas

O governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde, assinou um convênio com a Prefeitura de Porto Alegre, nesta sexta-feira, que vai qualificar a busca por vagas em leitos de hospital, em tempo real, a partir de um sistema informatizado. O processo usa como ferramenta o Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

O emprego da plataforma, já utilizada em todos os hospitais de Porto Alegre, tende a agilizar e melhorar o fluxo de pacientes, reduzindo listas de espera. “O sistema dá transparência à regulação, clareza para quem busca a consulta e objetividade para quem precisa de um leito. Além disso, podemos dizer que é uma resposta ao cidadão, que busca atendimento lá na ponta”, pontuou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

O Gerint também permite que o paciente seja identificado por meio do Cartão Nacional de Saúde, assim como as unidades de Saúde e os profissionais solicitantes e executantes do atendimento. Além disso, possibilita o compartilhamento de informações com os prontuários eletrônicos dos serviços de saúde.

A meta é que o sistema chegue a 163 hospitais gaúchos até o fim de 2023. Foram selecionadas instituições que dispõem de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) ou leitos de saúde mental, e que fazem, no mínimo, cem cirurgias por ano. Após a internação ser autorizada, o fluxo utilizado hoje não permite que a Secretaria da Saúde mantenha o monitoramento sobre o caso. Com o Gerint, dados de internação e o prontuário eletrônico devem ser alimentados em tempo real até que a pessoa receba alta médica.

Entre os avanços esperados com a ampliação no uso do sistema está a redução no tempo de espera por uma internação, assim como uma maior equidade e transparência no acesso, já que o sistema permite um melhor monitoramento. O governador Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., participaram da assinatura do convênio, na tarde de hoje.