Obras do trecho 3 da Orla do Guaíba alteram funcionamento da Av. Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre

Área de lazer aos finais de semana e feriados será alterada para o sentido bairro-centro

Foto: Alina Souza / CP

Os motoristas e pedestres que circulam diariamente pela avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, precisam ficar atentos a mudanças que irão ocorrer em razão das obras de revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba. Até o final deste mês, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá alterar o sentido da área de lazer, aos finais de semana e feriados, da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).

Nos dias úteis, o trânsito de veículos na avenida Beira-Rio será normal nos dois sentidos. Aos sábados, domingos e feriados, o bloqueio atual no sentido Centro-bairro para área de lazer será invertido entre o Viaduto Abdias do Nascimento e a Avenida Ipiranga para a pista sentido bairro-Centro. A EPTC alerta que ficarão proibidas as conversões e retornos dos veículos à esquerda na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. O trânsito de veículos ficará liberado no sentido centro-bairro.

A EPTC também irá instalar um semáforo, com funcionamento exclusivo para os sábados, domingos e feriados. O semáforo visa facilitar a travessia de pedestres na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, sentido centro-bairro, nas proximidades da Escola Imperadores do Samba.

Outra medida adotada será o bloqueio para pedestres e ciclistas no trecho em obras. O local está recebendo cercamento e deverá ser totalmente bloqueado nas próximas semanas. Com isso, tanto ciclistas quando pedestres dividirão o espaço das ciclofaixas instaladas no trecho entre a Avenida Ipiranga e a Rua Nestor Ludwig, no sentido bairro ao centro.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O trecho 3 da Orla do Guaíba que está sendo revitalizado compreende 1,7 km entre o Arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e o Parque Gigante. A obra, segundo a prefeitura, tem duração de 12 meses.