Guarda-vidas civis temporários começam capacitação no Litoral Norte

Eles vão reforçar o efetivo da Segurança Pública no Litoral entre 21 de dezembro a 2 de março

Guarda-Vidas
Foto: Alina Souza / CP Memória

Os guarda-vidas civis temporários começaram a capacitação técnica em Tramandaí, no Litoral Norte, nessa quarta-feira. No momento, são 251 alunos realizando a atividade.

Ao todo, 451 candidatos, entre 18 e 55 anos, foram aprovados aprovados nos exames de aptidão física e passaram para a última fase do processo seletivo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), esse é o maior número desde o início do projeto, em 2004.

Quem concluir com êxito o curso preparatório vai atuar em águas internas e de mar durante a Operação RS Verão 2020,  que reforçar o efetivo da Segurança Pública no Litoral entre 21 de dezembro e 2 de março.

A carga horária do curso será de 200 horas, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado. Os alunos serão submetidos ainda a provas de suficiências física e técnica,  além de prova de conhecimentos teóricos específicos. Após a conclusão, prevista para 21 de dezembro, eles estarão aptos à execução de funções relacionadas à atividade de salvamento aquático.

Em relação ao estado das guaritas nas praias, o Major Moraes, que coordena a operação em Tramandaí, salienta que os municípios têm até o dia 30 de novembro para apresentar um parecer. “Estamos em contato direto com as prefeituras encarregadas de fazer a manutenção. A maior parte já está com os processos licitatórios ou a manutenção sendo realizada. O prazo deles é até dia 30 para o parecer. Depois, começa a ser resolvidos problemas pontuais. Como começamos os trabalhos em 21 de dezembro, já estamos ativando algumas guaritas aos finais de semana na modalidade de estágio supervisionado. Várias já estão em condição de operar nas principais praias”.

Dia 19 de dezembro, todo efetivo será convocado para participar da operação. Ao todo, deverão ser 1050 Guarda-Vidas atuando.

Processo seletivo

O processo seletivo contou com duas etapas antes da capacitação técnica. Na 1ª fase, os concorrentes foram submetidos a exames de saúde e mental, realizados pela Junta Policial Militar de Saúde (JPMS). Os candidatos foram avaliados quanto ao seu estado clínico geral e de sanidade mental. A  2ª fase, que consistiu nos exames de aptidão física, foi composta por corrida de 50 metros na areia,  conduzindo o flutuador de resgate em até 15 segundos, e 200 metros de natação em até cinco minutos.

Operação Verão

A primeira reunião da SSP com outras Pastas também aconteceu ontem. O objetivo é alinhar medidas da Operação RS Verão, que aumenta a oferta de serviços públicos para moradores e veranistas.