Pepe Vargas: fala de Lula sobre candidatura própria em Porto Alegre deve ser “contextualizada”

Presidente estadual do partido, deputado estadual lembrou que, em entrevistas recentes, ex-presidente também defendeu a construção de frente ampla de esquerda, mesmo com candidatos de fora

Pepe Vargas / Foto: ALRS

O presidente do PT gaúcho, deputado estadual Pepe Vargas, disse hoje que devem ser contextualizadas as declarações do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que mais cedo defendeu que não se abra mão de lançar candidaturas próprias a prefeito, com nomes fortes, em cidades como Porto Alegre. Lula declarou ser a favor de que, em eventuais situações de segundo turno, o PT dê guarida para legendas do mesmo campo político, mas lembrou que o tamanho da sigla deve ser considerado.

Em entrevista ao canal do YouTube do blog Nocaute, o ex-presidente afirmou, ainda, que “gosta” de Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) e de Marcelo Freixo (PSol-RJ), potenciais candidatos às prefeituras das capitais gaúcha e carioca, respectivamente.

Para Pepe Vargas, é preciso lembrar que, em outras entrevistas recentes, o ex-presidente também salientou a importância de que se construa uma unidade política de esquerda, que já conta com a simpatia do PSol e do PCdoB. O deputado mencionou, nesse sentido, que também busca contar com o apoio do PDT, de Juliana Brizola, e reiterou que a intenção é construir um programa de governo amplo e, posteriormente, definir os nomes.

“A nossa orientação aqui no Rio Grande do Sul não é diferente (da de Lula). Nós orientamos que o PT busque o protagonismo e que busque a construção da mais ampla unidade possível desses partidos que fazem oposição ao governo Bolsonaro. Isso significa construir candidaturas competitivas, onde em alguns lugares, teremos candidatos do PT, com apoio de outros partidos, e em outros lugares teremos candidato de algum outro partido, onde o PT esteja apoiando”, salienta.

Pepe Vargas também destacou a biografia política de Manuela d’Ávila, que até o momento desponta como o principal nome para liderar uma frente de esquerda em Porto Alegre. O presidente estadual do PT observou, ainda, que a escolha de nomes para representar a sigla depende de cada executiva municipal.

Apesar das declarações do presidente estadual, Lula se mostrou taxativo, na entrevista ao Nocaute, ao falar do Rio Grande do Sul e, especificamente, de Porto Alegre: “o PT tem dois ex-governadores, três ex-prefeitos, um monte de deputados, um vice-governador, um ministro. Esses caras não podem ser candidatos? Sejam candidatos e, se não der certo, apoiem a Manuela”, completou.