Lula defende que PT tenha candidato próprio a prefeito em cidades como Porto Alegre

Ex-presidente disse que sigla pode apoiar candidatos "progressistas, de esquerda", em eventuais situações de segundo turno

Foto: Blog Nocaute / YouTube / Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira, que o Partido dos Trabalhadores (PT) não abra mão de candidaturas próprias nas eleições municipais de 2020 quando puder tê-las de forma competitiva. Citando São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, ele afirmou que “um partido do tamanho do PT” deve ter candidatos próprios disputando o pleito. Para o Rio de Janeiro, citou o nome de Benedita da Silva como possível indicação do partido.

As declarações foram feitas em uma entrevista ao canal do YouTube do blog Nocaute. O petista disse, porém, que o PT pode apoiar candidatos “progressistas, de esquerda”, em eventuais situações de segundo turno nas quais o partido fique de fora. Ele contou ainda que “gosta” de Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) e de Marcelo Freixo (PSOL-RJ), potenciais candidatos às prefeituras das capitais gaúcha e carioca, respectivamente.

Críticas a Moro e Dallagnol

Segundo o ex-mandatário da República, cabe ao presidente Jair Bolsonaro governar, já que “ele não cometeu crime de responsabilidade ainda provado”. “Mas não me peçam paciência”, alertou, se referindo também ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e ao coordenador da Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol, quem chamou de “moleque irresponsável e desaforado”.

Nesse sentido, revelou que seu maior desejo é que os processos aos quais responde sejam anulados pela Justiça, e chamou Moro de “juiz de má-fé” e “mal-caráter”.

O petista também disse que espera “juízo” e “grandeza” por parte do Congresso Nacional no que se refere ao cumprimento de pena após o trânsito em julgado. Ele argumentou que a pressão por uma alteração na Constituição que permitia a prisão em segunda instância vem das elites do País, que segundo ele veem na Carta Magna um empecilho. “A Constituição não pode ser rasgada e jogada fora toda hora”, criticou.

“Direita aprendeu a usar as redes sociais mais que nós”

O ex-presidente avaliou que o PT ainda precisa aprender a utilizar as redes sociais, e que o partido vem perdendo essa disputa para a direita brasileira. De acordo com Lula, a ascensão de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos em 2016 foi um marco importante para o uso político da internet. “Uma parte da humanidade foi transformada em algoritmo. Não é você que utiliza a internet, é ela quem te usa”, disse.