Salgado Filho: famílias devem deixar Vila Nazaré até o ano que vem para ampliação da pista

Prefeitura entregou oficialmente hoje a primeira fase da ampliação do terminal, com 74% do processo concluído

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Com a entrega oficial de 74% das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Salgado Filho, a Fraport Brasil vai ter agora o desafio de concluir a ampliação da pista de pousos e decolagens, dos atuais 2,28 mil metros para 3,2 mil metros. A conclusão é prevista para dezembro de 2021 e a expectativa é de que o aeroporto possa receber aeronaves maiores, aumentando a oferta de voos internacionais e as oportunidades de transporte de cargas. Os trabalhos, no entanto, dependem da retirada de 1,3 mil famílias que ainda residem na Vila Nazaré.

As famílias devem ser reassentadas em dois empreendimentos residenciais, um deles ainda em fase de construção. De acordo com o Departamento Municipal de Habitação (Dehmab), 128 já foram realocadas para o Loteamento Senhor do Bom Fim e, até o dia 23 de dezembro, outras cerca de 236 também devem ser. Além delas, 764 famílias serão distribuídas para o Loteamento Irmãos Marista, com obras em andamento. As 172 restantes também serão realocadas para o segundo complexo.

A remoção parcial, porém, não impede o andamento das obras de ampliação da pista. A CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, disse que até este momento todos os desafios vêm sendo superados e que o trabalho conjunto vai permitir que as obras sejam finalizadas dentro do prazo acordado.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que a previsão é de que, entre janeiro e fevereiro, 700 famílias já tenham sido realocadas e que, após alguns entraves judiciais, o processo passou a ocorrer dentro do planejado: “Eventualmente temos que ampliar um pouco o diálogo com a Defensoria Pública, com o Ministério Público, reexplicar e demonstrar a situação das famílias. O Judiciário se mostra sensível à realidade de que quem comanda ali são estruturas de crime organizado, mas fica cada vez mais perceptível a mudança na qualidade de vida das pessoas”.

“A vitória desse aeroporto é também a vitória dessas famílias”, salientou o prefeito, ao dizer que a modernização aeroportuária também simboliza um avanço na cidadania.

As obras já concluídas da Fase 1B do Aeroporto incluem a nova área de check-in, novos espaços de embarque e desembarque doméstico e um novo edifício garagem com cinco pavimentos e 1.050 vagas.

Aviação regional também deve crescer

A conclusão de 74% das obras do aeroporto pode ser a primeira de uma série de inaugurações previstas para o Rio Grande do Sul. Presente na cerimônia realizada na Capital, nesta terça-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que “os próximos anos serão muito interessantes” para o Rio Grande do Sul. De acordo com o titular da Pasta, atualmente há R$ 7 bilhões contratados em empreendimentos em execução.

A aviação regional, conforme o ministro, deve crescer muito com uma série de investimentos em Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo. Ele lembrou que, em outubro de 2020, devem ocorrer concessões importantes no Sul do Brasil, contemplando, no Rio Grande do Sul, Bagé, Uruguaiana e Pelotas.

Até dezembro, conforme o ministro, serão abertos mais 31 quilômetros da duplicação da BR 116, entre Pelotas e Guaíba. Em 2020, ainda segundo ele, a previsão é de duplicar mais 80 a 90 quilômetros, para que as obras se encerrem em 2021. Ele citou também a nova Ponte do Guaíba, prevista para o próximo ano. Depois abril, ficarão pendentes somente os movimentos de acesso ao empreendimento.