Tempos de tristeza

Eu, particularmente, tenho percebido e vivido dias tristes em alguns aspectos… Estamos vivendo uma era difícil. Um momento onde somos julgados o tempo todo conforme as coisas que fizemos, as coisas que gostamos, os filmes que vemos, a religião que seguimos, os times que torcemos, a posição política que adotamos, ou sobre a simples opinião em relação a um assunto qualquer… Um grande percentual de pessoas não querem saber contextos.

Não querem saber de valores.
Não existe preocupação em tentar entender o porquê de determinada posição ou pensamento… Se julga. Se rotula e ponto. Fim de papo.

Vivemos dias tristes de intolerância em quase tudo.

Penso que deveríamos ser menos julgadores, menos definitivos… Poderíamos adotar uma postura mais compreensiva em relação a tudo que acontece, tentarmos encontrar os motivos das opiniões divergentes e considerarmos o fato de que alguém que não concorda comigo também é uma pessoa do bem e que também quer uma vida melhor para si e para todos que o cercam… Quem sabe abrirmos-nos para o diálogo não possa com contexto, com argumentos, até fazer com que eu mude de opinião? Ou que você mude?

Sem orgulho. Com racionalidade e humanidade acima de tudo??? Não consigo conceber a ideia que pessoas da mesma família tenham entrado em ‘guerra’ em função de opções diferentes nas urnas nas últimas eleições… Mais respeito. Mais educação. Talvez com estas duas ações possamos conversar mais e entender porque alguém pensa diferente, e que este fato não faz com que esta outra pessoa seja do ‘mal’ ou digna de ‘desprezo’. Existe a minha opinião, a sua opinião, a opinião de outras pessoas e ponto.

O que eu faço com isso?

Ouço ou leio, tiro minhas conclusões, e… respeito!!! Simples. E seguimos nossas vidas fazendo para os outros aquilo que gostaríamos que fizessem conosco… Mais compreensão. Menos julgamentos.

Ou você aí é perfeito em tudo??? Eu não sou.

FB