Dono da Havan recebe Mérito Farroupilha da Assembleia gaúcha

Após a entrega da medalha, pequeno grupo protestou contra a homenagem

Medalha do Mérito Farroupilha, ao empreendedor Luciano Hang, da Havan. Deputado Sérgio Turra (D) e Zilá Breitenbach (E) | Foto: Celso Bender | Agência ALRS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concedeu, nesta segunda-feira, em cerimônia ocorrida à tarde, no Salão Júlio de Castilhos, a Medalha do Mérito Farroupilha ao empresário catarinense Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan. A homenagem – a mais alta honraria oferecida pelo Parlamento gaúcho – ocorre por iniciativa do deputado estadual Sérgio Turra (PP). “Com convicção, em nome dos gaúchos, eu decidi reconhecer um empreendedor que sintetiza valores como coragem e fé no trabalho”, discursou.

Parlamentares de diversas siglas e representantes de entidades empresariais prestigiaram a homenagem. Ao se manifestar, Hang agradeceu e elogiou mudanças administrativas que permitiram a instalação de empreendimentos da rede em cidades gaúchas. “Considerava que o Rio Grande do Sul era o mais burocrático do país. Observo uma grande mudança no Estado, que está mais aberto. Vocês têm um povo trabalhador e terras férteis. Venham comigo fazer deste o melhor estado do Brasil”, declarou o empresário, que compareceu pilchado ao evento.

Atualmente, há no Rio Grande do Sul quatro lojas da Havan em funcionamento: em Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santa Maria. A perspectiva é de que até o fim do ano sejam inauguradas lojas em Viamão, Ijuí e Pelotas. Para 2020, devem ser inauguradas mais 11 unidades, em Rio Grande, Canela, Canoas, Erechim, Gravataí, Guaíba, Capão da Canoa, Esteio, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Lajeado.

Após a entrega da medalha, um pequeno grupo de pessoas ergueu cartazes e protestou contra o empresário, chamado de sonegador. Os manifestantes foram retirados do ambiente depois um breve momento de confusão e vaias contra o ato. Antes da cerimônia, Luciano Hang havia sido recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB), no Palácio Piratini, para quem confirmou a intenção de prosseguir com a expansão dos investimentos no Rio Grande do Sul.