Black Friday: passagens aéreas devem ficar mais baratas em 2019

Dos 15 destinos mais procurados, 12 tiveram preços melhores na campanha do ano passado

A Black Friday, uma das principais datas do varejo internacional, pode ser uma boa oportunidade para aqueles que querem preços mais acessíveis e atraentes para viajar de avião nos meses do verão. Um levantamento feito pela Kayak, maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, sugere que as passagens aéreas vão ficar mais baratas na semana da Black Friday, em comparação com as semanas anterior e seguinte à data.

Isso porque, em 2018, as passagens para os 15 destinos mais visados pelo brasileiro ficaram, em média, 18% mais baratas na semana da Black Friday. São Paulo, que lidera o ranking de destinos mais buscados pelo brasileiro, teve queda de 3,6% nos preços das passagens na semana da Black Friday de 2018. Salvador (-17,7%), Orlando (-17,5%) e Maceió (-15,8%) tiveram as baixas mais expressivas.

A pesquisa mostra também que, de 2017 a 2018, houve uma mudança relevante no comportamento das empresas aéreas. Há dois anos, somente três destinos tiveram queda de preços na semana da Black Friday: São Paulo (-50%), Fortaleza (-41%) e Orlando (-8,5%). Em 2018, foram 12 destinos, dos 15 mais procurados, a apresentarem preços mais atraentes na data. Porto Alegre é uma das exceções (veja abaixo).

Em 2019, a expectativa é de que os preços novamente venham a cair. Vale reforçar, porém, que a campanha não costuma contemplar as datas comemorativas e feriados do ano seguinte. Quem pretende viajar no Ano Novo ou no Carnaval, especialmente para destinos estrangeiros, deve começar a pesquisar preços com pelo menos cinco meses de antecedência.

Dos 15 destinos mais procurados, 12 tiveram preços melhores na Black Friday de 2018
Divulgação/Kayak