Passagem digital para ônibus intermunicipais “estreia” no feriadão da República

Quem compra passagem pela internet agora pode embarcar diretamente, sem a conhecida "troca do voucher"

Foto: Mauro Schaefer/CP

A compra de passagens de ônibus pela internet, que já não é mais novidade, conta com uma inovação importante, sentida pelos usuários que viajaram no feriadão da Proclamação da República a partir da Estação Rodoviária de Porto Alegre.

A Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI) lançou o Bilhete Passagem Eletrônico (BPE), uma tecnologia que dispensa a troca do voucher da compra pela internet por uma passagem de ônibus antes do embarque. Até então, o procedimento tinha de ser feito presencialmente no guichê da rodoviária, junto com a apresentação de um documento de identificação.

Agora, o usuário que compra o tíquete pela web recebe um e-mail com um código QR, que deve ser apresentado no embarque – ou na tela do celular ou na forma impressa, se preferir. As empresas Planalto, Ouro e Prata e Viação Santa Cruz começaram a usar o novo bilhete há uma semana nos embarques realizados a partir de Porto Alegre.

A cliente Cristina Zago gostou da novidade. “Ficou mais prático. Até por que minha impressora, em casa, mal funciona”, conta.

No embarque, um funcionário da empresa usa um leitor de códigos de barras, que valida o bilhete eletrônico. O processo é semelhante ao que é realizado pelas companhias aéreas.

Para chegar ao BPE, as empresas, por meio da associação, tiveram que vencer a burocracia. “Foi necessário buscar a autorização da Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda), do Daer e da Agergs, além de contar com alterações na legislação”, revela o coordenador de Implantação da Passagem Digital da RTI, Sandro Cezar Wachholz. Isso, por que na lei estadual, o passageiro era obrigado a estar de posse de uma via da passagem.

As empresas preveem economizar em papel, além de agilizar os embarques. Dos 300 mil passageiros transportados mensalmente pela Planalto, por exemplo, 10% adquirem os bilhetes pela internet. “Esperamos que com o BPE este número aumente”, prevê.

O bilhete eletrônico também permite que as pessoas possam comprar uma passagem e enviar o link pelo WhatsApp, por exemplo. “No e-mail há um PDF e uma imagem com o código de barras. Se a pessoa ficar de última hora sem celular, ela pode também imprimir ou acessar de outro dispositivo, bastando entrar com o login e a senha no site da empresa onde foi feita a aquisição”, explica.

A iniciativa, conforme Wachholz, vai seguir em expansão para mais empresas e aos passageiros do interior gaúcho. “Na próxima semana, a operação passa a valer para Embaixador, Unesul e Caxiense”, anunciou. Também, segundo o representante da RTI, dentro de pouco tempo, passageiros das linhas interestaduais poderão contar com a mesma facilidade.

*Com informações do repórter Gabriel Guedes