Mourão exalta 130 anos da República: “nova etapa de evolução política e social”

Para o vice-presidente, Império teve que "dar lugar a um regime mais consentâneo à realidade nacional"

Foto: Bruno Batista / VPR / Divulgaçã

O vice-presidente Hamilton Mourão comemorou o aniversário de 130 anos da República no Brasil dizendo afirmou que, com ela, “entramos em nova etapa de evolução política e social”. Para Mourão, apesar de ter feito muito pela “independência e unidade do Brasil”, o Império teve que “dar lugar a um regime mais consentâneo à realidade nacional”, após ser “abalado por graves crises”. Mourão se manifestou no Twitter, nesta sexta-feira, 15 de novembro.

Durante a semana, o vice-presidente teve o nome envolvido com o de Luiz Philippe de Orleans e Bragança, deputado federal pelo PSL da linha da antiga família real. O presidente Jair Bolsonaro supostamente afirmou, durante reunião que selou a decisão de deixar a legenda e criar um novo partido, que Orleans e Bragança era o nome ideal para ser o vice-presidente, e não Mourão.

Em entrevista ao Estadão, Mourão afirmou que pessoas presentes à reunião lhe informaram que o presidente não disse isso e que não se sente chateado com a situação. O vice-presidente declarou que não vê problemas se não for escolhido para compor a chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022 e reforçou o alinhamento ao presidente. “Eu não sou o ator principal deste filme”, afirmou.