Presidente eleito da Argentina promete asilo a Morales assim que tomar posse

Alberto Fernández considerou que "há uma crise institucional muito séria na Bolívia"

Fernández argentina
Alberto Fernández./ Reprodução Rede Social.

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse nesta quinta-feira em Montevidéu que vai oferecer asilo político ao ex-presidente boliviano Evo Morales assim que tomar posse, em 10 de dezembro. Em um encontro com o presidente uruguaio Tabaré Vázquez, ele disse que “a Argentina é casa de todos os bolivianos”, e garantiu que a oferta se estende ao ex-vice-presidente, Alvaro García Linera.

Fernández considerou que “há uma crise institucional muito séria na Bolívia”. “Devemos estar muito atentos, porque no continente o que temos que preservar é sempre a institucionalidade da democracia. Quando a democracia está em crise, ela se resolve com mais democracia, e não menos”, disse, quando perguntado se considera que o progressismo está em perigo na região.

Argentina e Bolívia fazem divisa e, de acordo com o último censo, a comunidade boliviana forma a segunda maior coletividade de estrangeiros do país, assim como a segunda mais ativa economicamente.

Fernández visitou o Uruguai a 10 dias do segundo turno eleitoral para definir o sucessor de Vázquez, e almoçou nesta quinta-feira com o candidato da Frente Ampla (esquerda), Daniel Martínez, que venceu o primeiro turno do pleito. Fernández disse que não planeja se reunir com Luis Lacalle Pou, o candidato da oposição, mas prometeu manter boas relações “com quem quer que seja o presidente”.