Campanha de vacinação de jovens contra o sarampo começa na segunda

Porto Alegre tem quase 250 mil jovens com idade entre 20 e 29 anos; mais da metade ainda nãos e vacinou contra o sarampo.

Começa, na próxima segunda-feira (18), a campanha nacional de imunização contra o sarampo. Os jovens de 20 a 29 anos compõem o público-alvo da ação, que será realizada até o dia 30 de novembro. Nesta data, um sábado, está marcado o Dia D de mobilização nacional.

Porto Alegre já registrou doze casos da doença em 2019. Metade das ocorrências foi confirmada em pacientes de 20 a 29 anos. Três registros são de pessoas com 18 anos, enquanto os três restantes são em adultos com mais de 30.

A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer a vacina em todas as unidades da cidade, com horários diferenciados de atendimento. Os postos vão funcionar das 8 às 17 horas; enquanto as unidades Tristeza, Ramos, Modelo e São Carlos, das 8h às 22 horas. Por fim, a Clínica da Família, na Restinga, fica aberta das 8h às 20 horas.

Demografia

Porto Alegre tem mais de 248 mil moradores entre 20 e 29 anos. Segundo a estimativa da Secretaria Estadual de Saúde, cerca de 167 mil não passaram pela imunização. O calendário oficial de vacinação do Brasil prevê que até os 29 anos todas as pessoas devem comprovar duas doses de vacina com componente de sarampo.

Em outubro, a campanha nacional abrangeu crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a Capital alcançou a meta de 95% de imunização do público-alvo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile