Comando da BM vai ser integrado, pela primeira vez, por uma mulher

Coronel Cristine Rasbold assume o comando Estado-Maior a partir de segunda-feira

Santarosa, Mohr e Cristine assumem cúpula da BM na semana que vem. Foto: Divulgação/BM

Anunciado na semana passada como comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Rodrigo Mohr Picon divulgou, nessa terça-feira, os oficiais que vão integrar a cúpula da corporação a partir da segunda que vem, quando ocorrem os atos de passagem de comando. Pela primeira vez, o alto escalão vai ter uma mulher como integrante.

A coronel Cristine Rasbold assume o comando Estado-Maior da BM, em substituição ao coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra. Já o coronel Vanius Cesar Santarosa passa à função de subcomandante-geral, no lugar do coronel Carlos Alberto Prado de Andrade.

Nascida em Curitiba, Cristine ingressou na Brigada Militar em 1986. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, a oficial comandou unidades operacionais, dentre elas o Batalhão de Polícia Militar de Farroupilha (36º BPM) e o 1º BPM, unidade mais antiga da Instituição, em Porto Alegre. Mais recentemente, esteve à frente do Departamento Administrativo da Brigada Militar.

Já Santarosa nasceu em Bento Gonçalves e ingressou na BM em 1987. Durante 15 anos, atuou na atividade de aviação, como piloto de aviões e helicópteros da corporação. Além de mais de 6 mil horas de voo, contribuiu para a formação de pilotos na Brigada Militar e em outras forças policiais brasileiras e de fora do País. Passou também pelo Comando de Órgãos Especiais, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos e, mais recentemente, pela direção do Departamento de Informática da Brigada Militar.

A passagem de comando, em 18 de novembro, coincide com o aniversário de 182 anos da Brigada Militar. No mesmo dia, a instituição também homenageia militares e civis com a entrega de medalhas e da Comenda da BM. O ato ocorre a partir das 16h, no Estádio General Cypriano (avenida Aparício Borges, 2001), em Porto Alegre.