Prefeitura da Capital convoca segunda colocada na PPP da Iluminação Pública

Consórcio IP Sul, primeiro colocado no certame, foi inabilitado pela Comissão Especial de Licitação

Leilão ocorreu no Bolsa de Valores B3, em São Paulo | Foto: Jeferson Bernardes / Divulgação / CP

O consórcio POA Luz, composto pelas empresas Enel X Brasil, Selt Engenharia, Mobit – Mobilidade, Iluminação e Tecnologia, foi convocado pela prefeitura para ratificação da proposta e apresentação de documentos de qualificação. A sessão pública de abertura do envelope em que consta a documentação acontece no próximo dia 21, às 14h30, na rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar. A convocação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta terça-feira.

O consórcio, que conta com a maior empresa de energia do mundo (a italiana Enel X), foi o segundo colocado no leilão realizado no final de agosto na sede da B3, em São Paulo, para a contratação da empresa que vai gerenciar a iluminação pública da Capital pelos próximos 20 anos. Na ocasião, o consórcio apresentou o lance de R$ 1,79 milhão, valor máximo a ser pago pela prefeitura mensalmente, depois de renovado todo o parque.

A convocação da segunda colocada se explica porque, após diligências administrativas abertas pela prefeitura, o Consórcio IP Sul, primeiro colocado no certame, foi inabilitado pela Comissão Especial de Licitação para assumir o contrato da PPP. A decisão aconteceu depois de análise aprofundada da documentação, que indicou a inexistência de elementos técnicos capazes de comprovar o atendimento de todos os requisitos mínimos para a assinatura do contrato.

Caso tenha sua documentação aprovada e seja habilitado, o consórcio POA Luz se tornará apto a assumir a gestão da iluminação dos mais de 100 mil pontos de iluminação.

O edital prevê que as lâmpadas sejam trocadas por lâmpadas de LED, o que vai gerar economia de cerca de 50%, além da expansão dos serviços de iluminação. A prefeitura fica com o papel de gestora do contrato, avaliando a performance do concessionário. Para o cidadão, o serviço se reflete em redução de acidentes noturnos, do impacto ambiental, em requalificação de áreas de convivência, maior sensação de segurança e bem-estar, eficiência na manutenção e economia de luz.

Sobre o consórcio POA Luz

É formado por três empresas sendo uma multinacional, a Enel X, uma nacional, a Mobit – Mobilidade, Iluminação e Tecnologia e uma gaúcha, a Selt Engenharia Ltda. A Italiana Enel X é a maior empresa de energia do mundo. Ela é comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e impulsionar o consumo consciente e eficiente de energia. A Mobit é conhecida por proporcionar soluções inovadoras. A Selt Engenharia Ltda tem sede em Porto Alegre e atua nas áreas de projetos e construções de obras para o sistema de transmissão e geração de energia elétrica.