Famílias denunciam precariedade em ponte sobre o Rio Vacacaí, em São Gabriel

Mobilização de famílias assentadas em São Gabriel também denunciam a precariedade da ERS-630

Foto: MST / Divulgação

Famílias assentadas em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, realizam um protesto desde as 6 horas desta terça-feira para denunciar o descaso do poder público com a manutenção de uma ponte e de uma estrada no interior do município.

A ação ocorre na ponte sobre o Rio Vacacaí, na localidade do Passo do Pedroso, e tem como objetivo cobrar uma solução dos órgãos competentes e do governo do Estado para os problemas enfrentados há anos pelos moradores da região. Na manhã dessa segunda-feira, um grupo de assentados se reuniu com o secretário municipal da Agricultura, Carlos Leal, para buscar iniciativas junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Conforme Ana Cristina Quevedo, dirigente do MST, cerca de 600 famílias que moram em assentamentos da Reforma Agrária e em comunidades vizinhas podem ficar sem acesso à cidade, uma vez que há risco de rompimento na ERS-630 devido às fortes chuvas e enchentes.

A situação também prejudica o tráfego na ponte sobre o Rio Vacacaí, que está com a estrutura de madeira podre e quebrada, aumentando o risco de acidentes. As famílias temem que uma tragédia ocorra no local, principalmente com professores e cerca de 150 crianças que passam por lá diariamente para irem à escola.

A reportagem aguarda um posicionamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).