Quadrilha que se passava por policiais civis é alvo de operação em Porto Alegre e Viamão

Quadrilha que se passava por policiais civis é alvo de operação em Porto Alegre e Viamão

operação quadrilha camiseta
Criminosos mandaram confeccionar uniformes para confundir as vítimas no momento das abordagens | Foto: Polícia Civil / PC

Uma quadrilha especializada em roubos a residências e estabelecimentos comerciais foi alvo de uma ação nesta segunda-feira. O grupo utilizava camisetas com a identificação da Polícia Civil para cometer os crimes. Dois criminosos foram presos. Um terceiro criminoso, que atuava como motorista de aplicativo, havia sido detido. Um quarto ladrão, já identificado, ainda não foi encontrado.

A Operação Falsos Policiais foi desencadeada pelos agentes da 6ª Delegacia de Polícia da Capital, sob comando da delegada Áurea Hoeppel. As investigações já duraram dois meses.

Na ação deflagrada hoje, mais de 50 agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Viamão. Houve o recolhimento de cerca de 30 camisetas idênticas da Polícia Civil que foram confeccionadas a pedido da quadrilha. Além disso, foram apreendidos um revólver calibre 38 com 50 cartuchos, três toucas ninjas, um colete balístico, uma peruca, um par de algemas, três celulares e dez cartões de chip, 300 gramas de maconha e uma pequena quantia em dinheiro. Segundo a delegada Áurea Hoeppel, o recolhimento das camisetas foi “uma vitória” pois o nome da instituição vinha sendo usado nos crimes.

Como eles agiam

A titular da 6ª DP explicou que a quadrilha agia em vários bairros da cidade, como Assunção, Menino Deus e Cristal. Eles sempre atacavam residências no começo da manhã, e fazia uma “limpa” depois.

Os assaltantes se passavam por policiais civis com as camisetas falsificadas para facilitar as abordagens nas vítimas e agiam de forma violenta. A delegada Áurea salienta que ficou surpresa ao descobrir que os dois criminosos presos hoje em Viamão são de facções contrárias. Mas, se juntaram para cometer os roubos em conjunto.

“Um agora diz que o outro traiu ele. Agora, querem se matar e tivemos de separá-los na delegacia”, afirmou. “Um deles é traficante de drogas, tem homicídio e estava no semiaberto. O cara é furioso”, acrescentou. A expectativa é de que novas vítimas apareçam com a divulgação da operação.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com