OAB/RS encaminha ofício ao Tribunal de Ética após advogada publicar desejo de que filhas de ministros do STF sejam estupradas e mortas

Publicação foi excluída das redes sociais

Foto: Lucas Pfeuffer / OAB-RS

A OAB/RS encaminhou na manhã desta segunda-feira, 11, um ofício ao Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem Gaúcha cobrando providências sobre a declaração de uma advogada de Osório acerca da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão em segunda instância. Em suas redes sociais, a profissional declarou esperar que “estuprem e matem as filhas dos Ordinários Ministros do STF”. Após a repercussão negativa, a publicação foi apagada.

De acordo com o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a manifestação da advogada “demonstra clara incitação à violência e que vai na contramão da postura exigida a um profissional representante da cidadania.” De acordo com ele, “incitar, publicamente, a violência é atentar contra as boas práticas de conduta que regem o Estado Democrático de Direito, ainda mais vindo de uma advogada que presta juramento no qual está decretados o seu papel em defesa da constituição.”

Breier ainda reforça que o pedido foi encaminhado ao presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS e ao presidente do STF, noticiando a ação da seccional gaúcha. Conforme o regimento da ordem, o artigo 35 prevê sanções disciplinares que englobam desde multa até exclusão do quadro.