Conab realiza mais um leilão para venda de 50 mil toneladas de milho

Foto: Divulgação/Esalq

Nesta quinta-feira (14), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) colocará a venda mais 50 mil toneladas de milho em grãos, a granel, por meio do seu sistema público de leilões eletrônicos. A operação é uma continuidade no apoio aos criadores de animais que utilizam o produto na ração animal.

Com esses leilões, o governo espera ajudar os pequenos criadores a formar estoques do produto, para que não fiquem reféns do mercado e sejam obrigados a adquirir o milho a custos elevados no período da entressafra. A diferença deste leilão para a comercialização feita pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB), é que este último possui quantidade de venda limitada por produtor.

O produto ofertado está armazenado no estado de Mato Grosso. Os interessados em participar devem atuar nos segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e piscicultura e estar devidamente cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e na bolsa de mercadorias por meio da qual desejem realizar a operação.

Esta é a quarta rodada de leilões de venda de milho realizada pela Conab em apoio aos criadores. Na primeira, o milho foi arrematado principalmente por suinocultores (16,5 t) e fábricas de ração (17,3 t). Já na segunda operação, os bovinocultores compraram a maior parte dos lotes ofertados (22,2 t).