Focado, Grêmio quer manter embalo no Brasileirão diante da Chapecoense

Tricolor estará em campo a partir das 19h, na Arena Condá

Renato Portaluppi espera um Grêmio focado para evitar surpresas contra a Chapecoense | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Cada vez mais embalado nesta reta final do Brasileirão, o Grêmio busca neste domingo, às 19h, sua quinta vitória consecutiva. O adversário da vez é a Chapecoense, na Arena Condá, pela 32ª rodada. Se tropeçar, o time gaúcho pode perder a vaga recém-conquistada no G-4 da tabela. O Grêmio voltou ao grupo dos quatro primeiros colocados, que entram direto na fase de grupos da Copa Libertadores, na quinta ao vencer o CSA por 2 a 1. Contribuiu para tanto a derrota do São Paulo diante do Fluminense, no mesmo dia.

Com 53 pontos, o time de Porto Alegre tem um a mais que o rival paulista. Para emplacar mais uma vitória, o Grêmio terá que superar dois desfalques: o volante Maicon, um dos líderes do grupo, e o lateral-esquerdo Cortez. Juninho Capixaba deve substituir o titular da lateral. Já, quanto ao meio-campo, Renato Portaluppi poderá ter dificuldades para escalar a equipe. Tanto Michel quanto Rômulo, ambos volantes com boas chances de substituir Maicon, ficaram de fora do treino de sexta. Michel já reclamava de dores no joelho esquerdo desde a quinta e Rômulo chegou a estar em campo durante 15 minutos no duelo contra o CSA.

Se for liberado pelo departamento médico, Rômulo é o favorito para ficar com a vaga de Maicon. Outra preocupação para o treinador é a postura exibida pela sua equipe diante do CSA. Após abrir o placar na quinta, o time gaúcho cedeu o empate em casa. E só venceu depois de um gol contra do rival de Maceió, nos acréscimos. “Que sirva de lição. Dos males o menor, porque conseguimos nosso objetivo. Mas fomos abaixo daquilo que poderíamos ter feito. O mais importante foram os três pontos”, comentara o treinador. “Já absorveram (o susto). Quando eles baixam a cabeça, sabem que erraram. Não teve entrega total, mas converso com eles, e o grupo é bom, inteligente.”

Capixaba destacou a falta de concentração diante do CSA. “A lição que fica é não desconcentrar. A gente desconcentrou um pouco contra o CSA. Se entrarmos focados, temos tudo para buscar o resultado. A situação deles não é agradável e vão fazer uma final de Copa do Mundo. Eles irão entrar para vencer e acredito que será um grande espetáculo”, afirmou.

Chapecoense com fé

Ainda com esperanças de evitar o rebaixamento, a Chapecoense enfrentará o Grêmio com a missão de somar ao menos um ponto. Um empate, no duelo válido pela 32ª rodada do Brasileirão, não tirará a equipe catarinense da zona da degola, mas deve dar nova confiança ao grupo. “É assim que iremos fazer os últimos sete jogos, sabendo que é difícil, mas não deixando de acreditar. Tem sido difícil ganhar da Chapecoense, porque temos nos empenhado. Mas é ir jogo a jogo. Ainda tem 21 pontos para buscar e é possível. Temos que nos agarrar à fé e buscar tomar as decisões corretas”, reafirmou o treinador Marquinhos Santos.

Uma conversa que nem os jogadores parecem mais acreditar. Na sexta-feira fizeram um protesto antes do treinamento da tarde por causa de atrasos de salários e direitos de imagens. A promessa da diretoria é acertar as pendências na segunda-feira. Apesar de restarem 21 pontos em disputa, a Chapecoense está na vice-lanterna, com 22 pontos, 12 a menos que o Cruzeiro, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Ou seja, é preciso fazer uma reta final quase perfeita para evitar a queda. Agarrado ao discurso do jogo a jogo, Marquinhos terá que fazer alguns ajustes para tentar superar o Grêmio.

O atacante Henrique Almeida, autor do gol no empate por 1 a 1 com o Bahia, não estará à disposição. Além de ter sentido o tendão de Aquiles, ele não poderia jogar de qualquer jeito porque tem contrato com o Grêmio. A vaga no ataque deve ficar com Dalberto, escolhido para entrar no jogo contra os baianos quando Henrique teve que ser substituído, ainda no intervalo. Outra mudança será o retorno de Camilo, que foi poupado e deve pegar a vaga do jovem Vini Locatelli. O treinador ainda tem uma dúvida na defesa. Rafael Pereira será reavaliado em razão de uma pancada no rosto, mas a tendência é que esteja à disposição. Hiago está de sobreaviso.

Brasileirão 2019 – 32ª Rodada

Chapecoense: João Ricardo; Renato, Douglas, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo e Camilo; Dalberto, Everaldo e Roberto. Técnico: Marquinhos Santos.

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Juninho Capixaba; Matheus Henrique, Rômulo (Darlan), Alisson, Tardelli e Everton; Luciano. Técnico: Renato Portaluppi.

Local: Arena Condá
Horário: 19h
Árbitro: Marcelo de Lima