Enem ocorreu com tranquilidade, garante presidente do Inep

Segundo dia de provas não teve contratempos, conforme órgão do MEC

Foto: Guilherme Almeida/CP

Pelas redes sociais o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu com tranquilidade.

O segundo dia de provas mobilizou mais de 3 milhões de participantes, que responderam às questões de matemática e ciências da natureza em mais de 1,7 mil cidades. No último domingo, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O tema deste ano era “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

“O Enem terminou, tudo ocorreu com tranquilidade”, afirmou em vídeo, Lopes. Nesse sábado, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, em pronunciamento, que as pessoas que vazaram fotos da prova, na tarde de domingo passado, foram identificadas pela Polícia Federal. O MEC eliminou candidatos e afastou aplicadores, segundo ele. Todos foram proibidos de ingressar nas salas de aula portando celulares.

“Terrorismo de militantes”

Hoje, Weintraub classificou como “terrorismo de militantes” o vazamento da prova no primeiro dia do teste. De acordo com o ministro, os responsáveis pela divulgação do segundo dia foram candidatos e não aplicadores. Houve registro de boletins de ocorrências para notificar o caso, mas o ministro descartou punição mais severa a esses estudantes.

Ontem, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências de duas aplicadoras de provas do fim de semana passado, em Fortaleza. Ambas podem ser indiciadas pelo crime de fraude em certames de interesse público. Caso condenadas, podem pegar pena de mais de cinco anos de reclusão, além de pagamento de multa. Por meio de nota, a corporação informou que também investiga suspeitas de irregularidades na aplicação de provas do Enem no Rio de Janeiro e na Bahia.

O Inep divulgou que dos 5.095.388 inscritos, 3.709.809 fizeram a prova no segundo dia de aplicação, ou seja, um índice de 72,81% de presença e de 27,10% de ausência. Na semana passada, primeiro dia do teste, o percentual de ausentes ficou em 23,1%.

De acordo com o ministro da Educação e o presidente do Inep, essa é menor abstenção para o segundo dia de prova da história do Enem. “Tivemos o melhor Enem de todos os tempos”, disse Weintraub, que ainda destacou que não houve “ideologia” na prova.

Gabaritos saem na quarta

Os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira, assim como os Cadernos de Questões, em todas as versões. No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova realizada em cada domingo de aplicação. Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não vai ser divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só vai ser liberada em março do ano que vem.