Preso último envolvido em sequestro em Gramado

Dez criminosos foram capturados pela polícia

Foto: Halder Ramos / Divulgação / CP

A Polícia Civil prendeu na madrugada deste sábado, 9, em Taquara, no Vale do Paranhana, o último criminoso suspeito de participar de dois sequestros em Gramado, na Serra, no final de semana passado. Dejair Filipiak de Souza estava foragido após empreender fuga na localidade de Caracol, no interior de Canela. Com ele, foram apreendidas uma pistola 9mm, munição e dois coletes balísticos.

O bandido estaria escondido atrás da porta em um dos quartos da moradia, e resistiu à prisão. Após ser contido, foi encaminhado ao Presídio Estadual de Canela. No total, oito suspeitos foram presos por participação no crime, e um deles veio a óbito no hospital de Gramado depois de trocar tiros com a polícia.

Os crimes

O primeiro crime aconteceu na noite de sexta, 1º, quando o grupo tentou sequestrar um empresário e os funcionários dele. A quadrilha, no entanto, foi surpreendida pela presença de policiais ao tentar deixar a propriedade com uma caminhonete roubada, levando as vítimas no interior do veículo.

Durante a ação, pelo menos três criminosos fugiram para o mato. Houve confronto e perseguição, que resultaram no atropelamento de dois policiais militares. As vítimas foram libertadas mais tarde.

Já na noite do domingo, um dos integrantes da quadrilha realizou outro roubo com reféns, dessa vez roubando uma caminhonete de turistas em uma pousada de Gramado. Na fuga, levou três pessoas da mesma família reféns. Porém, foi interceptado pela Brigada Militar na estrada do Caracol, em Canela. O bandido abandonou o veículo com as vítimas e entrou na mata novamente.