Após deixar prisão, Lula vai a São Bernardo do Campo neste sábado

Ex-presidente passou a noite em Curitiba

lula sítio
Foto: Joka Madruga/PT

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva vai deixar Curitiba nesta manhã com destino a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Lula passou a noite na capital paranaense após deixar a carceragem da Polícia Federal, onde cumpria pena desde 7 de abril de 2018. Ele foi solto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando que a pena decorrente de uma condenação apenas poderá ser executada transcorrido o trânsito em julgado do processo.

A soltura ocorreu menos de 24 horas depois da decisão do Supremo. Lula foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ainda em julho de 2017, pelo então juiz Sérgio Moro. Logo após deixar a cela, o ex-presidente se dirigiu à vigília que o acompanhou na prisão e agradeceu aos que, conforme ele, “foram o alimento da democracia para que (eu) resistisse”.

Agora, Lula seguirá para São Bernardo, onde um grande ato está sendo organizado no sindicato dos metalúrgicos por apoiadores do ex-chefe de Estado e do Partido dos Trabalhadores. Diferentes lideranças petistas são aguardadas, e o ato está marcado para começar a partir da metade da manhã. O horário exato do discurso de Lula ainda não foi confirmado.